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Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cuidados indispensáveis


Comecei o ano num pique animado, pronta para dar início a um ritmo mais puxado de treinos buscando desenvolver meu potencial nas meias maratonas e querendo, como consequência, baixar o tempo nos 10k.
Claro que o motivo disso tudo é porque gosto de treinar, mas treinar pra que? A meta é indispensável, principalmente quando acordamos cedinho num dia frio rumo ao parque e nos perguntamos “Por que que estou fazendo isso mesmo?”. Nada vem de graça. O esforço é grande e necessário. E se feito direitinho, a recompensa é ainda maior!
Aconteceu que recebi o convite de participar da equipe Lebreiros de corrida de aventura e a partir disso não só surgiu um comprometimento com outras pessoas, como também multiplicou minha motivação para treinar. Eu ADORO correr aventura e os treinos em turma fora de SP são sempre uma fuga saudável da loucura dessa cidade. Gosto muito. E são 8 treinos por semana entre bike, corrida e funcional/musculação, bastante coisa… Daí vem a importância de alguns cuidados especiais para evitar lesões desnecessárias. Tudo que eu não quero agora é machucar o meu corpo. Ele é sagrado, afinal, dá conta de todo esse tranco!
Enfim, tudo isso para contar que hoje fiz uma avaliação postural com o fisioterapeuta Felipe Nicodemos na clínica ASC (American Spinal Care) da minha amiga e parceira de corridas Martha Cristel. Sem querer promover a clínica dela mas já promovendo, além do ambiente aconchegante, clean e que inspira leveza, achei a consulta detalhada e extremamente relevante. Descobri coisas interessantes, como que tenho a bacia direita 1cm mais alta que a esquerda, que minha pisada do pé direito é neutra e esquerdo é mais supinada e, duas coisas mais importantes, 1) que meu pescoço/trapézio não está fortalecido suficientemente para aguentar o peso dos meus braços e esse é o motivo da contratura que tenho nas costas; 2) minha coluna não é nada alongada, o que resulta numa sobrecarga nas vértebras e isso a longo prazo = muita dor e lesão. Para quem pedala isso pode virar um grande problema rápido, pois toda carga é descontada direto nas costas.
Descobri, portanto, que posso evitar problemas futuros na coluna. Vou fazer 5 sessões de fisio para aprender a fortalecer os musculos certos das costas, corrigindo minha postura e, logo, resolvendo minha contratura. Depois vou ver quantas sessões mais precisarei para continuar o trabalho com o resto da coluna que é um pouco mais demorado. Vou entender qual é a postura correta (para corrida e respouso) e trabalhar para que me sinta melhor comigo mesma. Afinal, o motivo disso tudo é meu bem-estar. Tcherto?
Além de fisioterapia, a ASC também tem Pilates e duas nutricionistas, sendo que uma delas é focada em nutrição funcional. Vale dar uma olhada no site.
Bom, espero que isso sirva de motivação para que mais atletas entusiastas se cuidem. Respeitar o corpo é precioso, mais ainda quando o utilizamos de forma quase agressiva na prática intensa de esportes.
Hasta!
Vivi

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