Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Despedida

Nesta semana nos despedimos de uma pessoa muito querida da corrida de aventura, a Livia Rodrigues. 

Conheci a Livia através do Christian Guariglia, que foi quem me "adotou" nas corridas de aventura e me apresentou ao Mountain Bike em 2011.
 
O Chris é como um irmão pra mim, e essa era a relação que ele tinha com a Livia, que foi sua parceira e grande amiga durante muitos anos.

Antes de conhecê-la pessoalmente, já a conhecia pelas histórias do Chris. Convivemos durante provas e treinos, nunca na mesma equipe, mas sempre compartilhando o perrengue e o amigo-irmão.

Temos outros amigos em comum e o que me chama a atenção é o quanto ela é amada. As pessoas tem muito carinho por ela. Eu também tenho, mesmo convivendo tão menos.

O Chris me mandou ontem um relato/despedida e autorizou que eu publicasse aqui. Obrigada Chris.

A Lívia era como uma irmã mais nova para mim!!! Ela me pedia conselhos, orientações, etc...
Nos entendíamos muito bem nas provas/corridas. Um sabia respeitar as limitações físicas e psicológicas do outro.
Ela foi muito guerreira e nunca parou uma prova comigo. Curtimos demais cada prova, cada momeneto, cada perengue.
Ela me chamava de sósia do Rafael Campos, pela navegação. Quanta honra em ser comparado com um dos melhores do país!!!
Nas provas me dava dura e muita moral:" Olha o mapa e vai na sua, não segue os outros. Confio em vc e na sua navegação.
Tínhamos uma amiga em comum, Maria Regina, que nos apresentou em abril/2006. Minha filha Giovanna nasceu em 1º de agosto de 2006, e 20 dias depois fiz minha 1ª prova de aventura ao lado dela, da Marcinha Blanes e do Willian: AdventureCamp de Atibaia 2006!!! Quase morri!!! Fazer uma corrida de aventura super dura e sem treinar. Tive inúmeras caimbras na bike. Foi na raça. Passamos o corte não sei como, e terminamos a prova completa, quase as 20pm. rsrsrsrsrs
Ainda em 2006 corremos com o mesmo quarteto o AdventureCamp de Caraguatatuba.
Em 2007 e 2008, fui correr com outra equipe, a Apoena/Selva Aventura, com os amigos Fábio Tavares, André Fernandes e Sandra Simões!!!
Perdemos o contanto por um tempo. Ela deu uma parada nas corridas de aventura e foi trabalhar numa equipe na super liga de volleybol.
Em 2009, nos encontramos novamente, e fomos para Jacupiranga, correr a Chauás Sport em dupla mista como Guepardos/Selva Aventura/AKSA. Depois de muita disputa com as equipes Carranca e Lebreiros, conquistamos nosso 1º pódio juntos. Ficamos em 2º lugar.
Em 2010, fechamos uma parceria, e corremos o 1º semestre juntos em dupla mista no circuito Chauás, Haka Race e Expedition, Hyundai Adventure e Troféu SP.
Conquistamos o 4º lugar no RBCA e o 3º lugar na APCA!!!
Treinávamos canoagem na USP, pedalávamos aos sábados, corríamos aos domingos, etc... Foram ótimos momentos juntos, treinos, viagens, etc... que ficarão para sempre na memória. A D. Glória (mãe da Lívia) ficava mais tranquila quando ela viajava comigo. Falava:"Eu sei que vc irá cuidar da minha filha, como se fosse a sua!!!"
No Troféu SP de Ribeirão Pires, fizemos uma prova maravilhosa e super dura, e conquistamos o 3º lugar. Nosso 1º pódio na categoria pró!!!
A Livia não gostava muito de provas que "viravam" a noite, mas consegui convence-lá a ir comigo. Foi a 1ª prova de 150km dela. Completamos o Haka Expedition de São Luis do Paraitinga 2010 em 4º lugar. Essa prova ficará na minha memória para sempre. Fizemos uma prova sem erros, perfeita, gostosa... curtimos muito. Tivemos uma situação muito engraçada. Como sofro um pouco com sono nas provas longas, saímos do AT em Lagoinha, rumo a canoagem. Eram 10km de treking!!! No meio do caminho me deu o maior sono. Para não perder tempo, dei o braço para ela, fechei os olhos e fomos andando. Quando chegava nas bifurcações, ela parava e me perguntava para qual direção deveríamos ir. Eu abria os olhos, olhava o mapa, conferia o azimute na bússula, apontava a direção, fechava os olhos, e seguia de braços dados com ela quase dormindo. Fui 5km tomando dura, pois ela "morria" de medo da escuridão.
De repente, ela falou:"Chris, acorda!!! Chega de dormir, pois tem muitas equipes batendo a cabeça nesse trecho. Como tinham duplas concorrentes, fiz um sinal para ela, sentei e falei que precisava dormir uns 10 min. Esperei todas as equipes irem na direção errada. Levantei, e falei:"Vamos dar o pulo do gato???" Peguei a direção contrária e falei mais 100 metros e estará o PC!!! Não deu outra e lá estava o PC. Ela me perguntou:"Vc tem os números da mega sena acumulada? Como vc consegue navegar dormindo?" Demos muitas rizadas.
Entramos no rio Paraitinga para 30km (6hs) de canoagem. Ela estava muito tensa, pois era de madruga (1am), o rio estava super cheio, devido as chuvas e a trajédia da cidade de S.L.do Paraitinga em janeiro/2010. Eram muitas pedras, árvores pelo meio do rio, pequenas corredeiras, etc... Quando passei a 1ª ponte com 6km (40min), falei se ela queria uma boa notícia. Em vez de remarmos por 6 horas, vamos remar em 4hs. Ela me perguntou se eu iria fazer portagem, cortar o caminho. Falei que não, pois como o rio está muito cheio, "correndo" muito rápido e o tempo iria diminuir muito. Ela ficou muito feliz. Pegamos um PC no meio do rio e ela me falou que agora era ela quem estava com sono. Falei que ela poderia dormir que eu remava sozinho. Terminamos o remo, fomos para o AT, fiz o rapel na cachoeira, comi, coloquei roupa seca e partimos rumo a 22km de bike para a chegada com o dia manhecendo. Foi um momento maravilhoso ao lado dela!!! A felicidade que ela teve ao cruzar aquele pórtico era fantástica e contagiante. Ela me falou:"Não acredito que consegui terminar uma prova dessas e completa!!!" Conseguimos parceira!!!!
Obrigado a Kika e ao Victor pelo grande apoio, e tb a Lilian "Guaranis" Araújo pela ajuda no último AT. O incentivo que vcs deram a Livia, fez toda a diferença para o término da prova.
Histórias é que não faltam. Tivemos muitas. Isso é o que fica!!!
No 2º semestre de 2010, ela foi correr com uma outra equipe e eu fui convidado pelo Fred "Lebreiros" Reis para fazer parte da equipe/família Lebreiros de Ribeirão Preto.
Apesar de estarmos em equipes diferentes, continuamos treinando juntos, ela foi para Ribeirão Preto na festa de final de ano da equipe Lebreiros, nos encontrávamos e treinamos juntos em SP, em São Roque e no Guarujá. Ela ainda correu comigo representando a equipe Lebreiros umas duas vezes em 2011.
Em 2012, depois de 3 meses afastado por problemas renais, convidei a Livinha, o Fernando Lordelo de Santos e o Flávio Freire para fazermos juntos o Haka Expedition de Extrema 170km, em novembro/2012. Fizemos uma prova maravilhosa, com direito a uma tirolesa (quase 1km de distância com mais de 70 metros de altura) alucinante em Monte Verde, em que ela foi comigo, apesar do medo dela com altura.
Remamos por 6hs na represa do Jaguari de madrugada. Paramos na beira da represa, numa baita mansão. Descansamos ao lado de um estábulo, junto com um cavalo. A Livia estava com frio, abriu um bivac e entrou dentro. Assim que amanheceu voltamos a remar. Chegamos no AT, eu e a Lívia comemos um pastel, e fomos de treking para completar mais uma prova de 24hs. Dessa vez a emoção foi minha, por tudo o que passei de julho a setembro com as pedras no rim. Dei um abraço forte nela e no Fernando, e agradeci a companhia e a confiança, por acreditarem que eu terminaria a prova mesmo com pouco treino. Foi minha última prova ao lado dela.
Livia, parceira querida e eterna, descanse em paz. Um dia ainda nos encontraremos para corrermos novamente juntos. No meio da natureza, com visuais incríveis, e por lugares que normalmente ninguém passa.
Obrigado por me apresentar a corrida de aventura.

Beijos e saudades, do seu sempre parceiro, amigo e irmão, Christian Guariglia.





4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi lindo percorrer os caminhos por onde voces percorreram!
    Ela viveu tudo! com garra e cede... toda corrida infelizmente tem um fim, mas nos caso dela continua lá ...com os anjos...Agora ela deve estar sendo o anjo Numero um em voo celeste! Vai Livia, vai e olhe por nós pobres mortais!!!!
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. BELA PUBLICAÇAO . EU TENHO MUITO ORGULHO DE SER A PROTAGONISTA DE TER COLOCADO ESTA FLOR NO MEIO ESPORTIVO ONDE SUA CARREIRA INICIOU COMO JOGADORA DE VOLEI NO SIRIO .
    TUDO O QUE ELA FEZ FOI COM AMOR E CARINHO . TUDO FOI MUITO BEM FEITO E RECONHECIDO . TE PERDEMOS MAS A TEREMOS SEMPRE EM NOSSOS CORAÇOES E ORAÇOES .

    PARABENS A PELA LINDA HOMENAGEM QUE FIZERAM A ESTA MENINA DE OURO .

    SILVANA KUHL

    ResponderExcluir