Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

terça-feira, 28 de maio de 2013

Relato BolderBOULDER 10k

Alguém aí já ouviu falar de alguma corrida de 10 kilometros que consegue reunir mais de 50.000 corredores? Só para terem uma idéia do que isso representa, é como se o Estádio do Morumbi em São Paulo estivesse lotado, e todas as pessoas fossem participar do evento. 


Claro que todas essas pessoas não estão lá só para correr 10 kilometros... é que a cidade de Boulder, no Colorado (EUA) onde essa corrida acontece, é um lugar meio.. mágico, diga-se de passagem. 



A corrida conta com um super envolvimento da comunidade e com uma estrutura de organização e segurança impecável (principalmente depois do que aconteceu em Boston). 

A cada esquina do percurso tem uma banda tocando, um show de dança acontecendo, um grupo de cheerleaders fazendo malabarismos na cama elástica, crianças jogando água nos corredores ou pessoas esperando por alguém querido passar para torcer e dar uma dose extra de energia.
Largada da minha "onda"
Largada em "ondas" de acordo com o pace do atleta
Acrobacia na cama elástica!
Acrobacia na cama elástica (esquerda)
Envolvimento e suporte da comunidade
Bandas ao longo do percurso
Deu pra entender agora por que que esse é o terceiro maior evento dos Estados Unidos?

E quem não leu este post AQUI deve estar se perguntando o que que eu fui fazer lá... certo? 

Eu explico, fui cumprir uma promessa que fiz há 2 anos atrás com meu amigo americano John, quando ele pesava 30 kilos a mais e tinha uma vida sedentária. 

John usou a camiseta do Brasil que dei pra ele
Estávamos em Cancun curtindo as férias em família na Páscoa de 2011. Eu tinha meus treinos e conciliava o lazer com uma ou duas horinhas de academia por dia. O resto da turma não queria nem sonhar com academia... rs normal.

Em algum momento o John comentou comigo que estava disciplinado com suas caminhadas diárias na esteira recém comprada (menos nas férias..) e que já podia sentir os benefícios do exercício físico na sua vida. Fiquei empolgada com a novidade e aproveitei o gancho para tentar provocar mais interesse dele no esporte (quem me conhece sabe que eu posso ficar bem intensa querendo fazer as pessoas praticarem mais atividade física). E acabou que ele mesmo comentou que se mantivesse o "treinamento" firme, achava que poderia dar umas corridinhas de leve. Claro que eu fui além e disse que só bastava ele querer para conseguir correr a famosa BolderBOULDER 10k um dia. E foi aí que tudo começou. Aparentemente ele levou a idéia a sério e começou o desafio.

John, Lori, Matthew e eu
Um ano e meio depois dessa viagem pra Cancun, recebi um email dele contando sobre as recentes conquistas: pela primeira vez tinha conseguido correr 3km abaixo de 20min e que isso era suficiente para qualificar na BB. Contou também que tinha perdido 30 kilos através de exercícios e alimentação correta e que seguia firme com seus treinos diários. Me agradecia por tê-lo encorajado e disse o quanto esse processo influenciou positivamente na vida de toda família (Lori, esposa dele, também perdeu 30 kilos apenas através de exercício e dieta!).

Preciso dizer mais alguma coisa? Deu pra entender o que eu estou fazendo em Wyoming pela 7ª vez?


A corrida aconteceu nesta última segunda-feira, dia 27/05, feriado de Memorial Day (toda ultima segunda-feira do mês de Maio é celebrado nos EUA o Memorial Day em homenagem a todos os militares que morreram em combate). Foi a 35ª edição da BolderBOULDER 10k.

Diferente do John, eu não treinei nem um dia para essa prova. Minha ultima corrida a pé foi em Março numa volta de 7km que dei no parque porque não podia pedalar e antes disso tinha feito um trekking de 16k na Ilha Grande no Reveillon. E antes disso tinha corrido uns dias em novembro e era isso! 

Minha única preparação foi alongar muito e fazer fisio para soltar as pernas na semana passada justamente porque ia correr sem ter treinado. Mas deu tudo certo. Senti a altitude (Boulder está a 1.600 mts de altitude) e saudades da minha bike, mas consegui concluir a prova me sentindo bem e num tempo bom para quem não estava correndo (51min). Já o John me surpreendeu, correu para 1h04 e cruzou a linha de chegada pronto para fazer mais 10k. Claro que já estou pilhando ele para abaixar esse tempo e prometi acompanhá-lo novamente. Só agora caiu a ficha que há grandes chances dele dar na minha cabeça na próxima... aí quando isso acontecer eu vou desafiá-lo na bike (entendam, tudo faz parte de um plano maior...rs). Ele não lê português então ele não vai descobrir sobre o meu plano... ihihi

A caminho da largada
John concentrado pra corrida
Chegada no estádio
:-)
Beautiful day, lovely place, awesome people

Um comentário:

  1. Valeu Vivi, mandei seu relato para meu irmão...Vou botar uma pilha tb :)

    ResponderExcluir