Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sobre o Ironman

Antes de mais nada gostaria de dar boa sorte a todos os amigos e colegas que treinaram pra caramba nesses últimos meses para chegar nesta semana, neste final de semana para ser mais específica, e dar o melhor de si no Ironman de Floripa.

Nunca fiz uma prova dessas, mas acredito que num Iron, o seu maior competidor, além da água, do vento e do asfalto, seja você mesmo.

Para quem não sabe bem do que estou falando: Ironman é uma modalidade do Triathlon no qual o atleta nada 3.8km em seguida pedala 180km para depois correr uma maratona (42.195km). Tem noção???

Enfim, com tanta gente próxima no processo de preparação para o Iron, acabei pensando bastante sobre o assunto e queria compartilhar algumas coisas que passaram pela minha cabeça.
 
1) a primeira é que essa prova mais me parece uma peregrinação do que uma competição!! Explico meu pensamento: passar 11, 12, 13, 14 horas conversando consigo mesmo, analisando o ambiente, entendendo o que o seu corpo está pedindo, concentrado, focado apenas no movimento do corpo e em suas necessidades básicas naquele momento, movido por um objetivo maior, lidando com o imprevisto, com as dores, sem dar mole pra elas mas também sem ignorá-las, etc... Isso tudo me lembra minha peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela! É que fiz o caminho num ritmo alucinante, mas esse estado de presença completa e total que um Ironman exige por tempo tão prolongado numa atividade tão dura com certeza te coloca mais em contato com seus mais profundos anseios e questões e com certeza aquela emocão ao cruzar a linha de chegada depois de dar TUDO de si, para muitos é um momento divino (gratidão, força, realização... e quando tudo faz sentido!).

2) A segunda coisa é que os inteligentes utilizam essa experiência para crescer, amadurecer, se entender, se conhecer etc...

3) Num treino para o Iron, todo momento é hora de dar o melhor de si. Não tem como fazer mais ou menos... é o Ironman caramba! Quem segue essa filosofia já um campeão antes de ser dada a largada. (Alimentação balanceada, cuidado com equipamento, treinamento, respeito ao descanso, família toda envolvida, cabeça no lugar certo... )
4) Quem convive com um atleta que vai pro Iron também é um Ironman. 

5)  Eu quero fazer! Quero passar por esse processo, fazer a minha peregrinação e se possível ter meu momento divino. E aí sim falar com propriedade sobre essa prova tão bruta! Quem sabe um dia.. quando eu conseguir compartilhar a bike com outros esportes. Por enquanto não consigo nem pensar nisso!

Boa sorte a todos, fico na torcida para que seja uma experiência única, muito além de um resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário