Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Motivação profissinal

Sempre escrevo sobre minhas aventuras pelo mundo, minhas inspirações para superar os desafios e sobre as coisas que aprendo na jornada. Tudo relacionado diretamente ao esporte - treinos, competições e viagens, o que apelidei de meditação ativa.

O que tenho pra compartilhar hoje é que, o esporte realmente nos ensina a enfrentar os desafios da nossa carreira. Vou contar pra vocês o que vem acontecendo comigo...

Nunca curti estudar. Sempre tive dificuldades com o método de ensino das escolas, sofria para conseguir me concentrar e as boas notas só vinham das matérias que realmente me interessavam. Eu simplesmente não entendia o motivo daquilo tudo, não via a luz no fim do túnel.

Quando "assumi" o esporte e meus treinos rigorosos, descobri que com motivação sou muito disciplinada, estudiosa e focada. Não tenho dificuldades de me concentrar. Ou seja, quando eu era menor, não sofria de desvio de atenção e hiperatividade. Agora é moda falar que as pessoas tem o tal do DDA  - distúrbio de déficit de atenção, né? Eu apenas não tinha motivação para estudar e entender aquelas matérias. Talvez se eu tivesse uma noção melhor da vida, tudo teria fluido melhor, mas infelizmente tive que lidar com diversas recuperações e dp's ao longo dos anos.

Mas assumo que sempre fiquei com uma pulga atrás da orelha: Será que eu sou uma rebelde sem talento para a vida acadêmica? Será que eu sou daquelas pessoas (Ok! eu inventei um grupo de pessoas que não existe!) que só curte fazer atividade física?

E a resposta apareceu: não!!!! Sou completamente capaz de me dedicar a algo com tanta paixão que não seja o esporte. E sou capaz de fazer as mesmas maluquices que faço pela bike para me dedicar ao estudo do mestrado em jornalismo, por exemplo.

Estou uns 10 anos atrasada em relação à maioria das pessoas que descobre a profissão que quer seguir aos 18 anos. Mas olhando por outro lado, passei essa última década construindo minha personalidade, descobrindo minhas habilidades (sugiro começarem esse trabalho mais cedo! Alertem as crianças!) para finalmente encontrar o que me motiva.
 
E o meu comprometimento com o estudo simplesmente me surpreende. Eu sou nerd!!! Que sonho! Aff, nunca imaginei que um dia pudesse falar isso...
Meus aprendizados com o esporte estão sendo fundamentais para o sucesso desse processo: organização, foco, disciplina e a capacidade de colocar ideias em prática. Nessa fase da vida a gente tem que ser ágil e ter uma boa noção de prioridade.

Enfim, as coisas tem que ser assim, amarradas umas as outras. É o que conecta, dá sentido, significado, logo e motivação.

Tenham uma boa motivação e sejam nerds legais, é o que desejo à você! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário