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"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dica #3 - Como encher o pneu da bike

Meninas, faz mais de um mês que estou pra dar essa dica. Como não consigo gravar um vídeo dela, vamos do modo tradicional mesmo.

Eu sempre tive dificuldades para encher o pneu da bike, mesmo com a bomba de pé. As vezes conseguia e as vezes não dava certo. Incontáveis foram as vezes em que consegui a proeza de esvaziá-lo todo até consegui encaixar o bico e enchê-lo novamente.

Minha bomba "top"
Cheguei a achar que minha bomba era ruim e comprei uma mais bacana. E foi aí que descobri que o problema era a minha delicadeza... pois mesmo com a top o "problema" continuava.

Ao colocar o bico da bomba no bico da câmera da bike, eu não encaixava firme como deveria (tem que dar um aperto, fazer uma forcinha...). Um amigo me mostrou e pronto, meus problemas se resolveram!

Vamos aos outros passos: feito esse encaixe, levante a fivela para que o bico fique preso e você possa bombar o ar.

Repare que conforme a pressão vai aumentando, você precisa fazer mais força. Eu desenvolvi uma "técnica" (uhh) de usar o peso do corpo para bombar. Não se assuste nas primeiras vezes em que for fazer isso, tem que fazer força mesmo.

A pressão correta para o seu pneu está indicada na lateral dele (máxima e mínima). De qualquer forma, busque perceber qual é o psi que melhor te atende dentro dos limites máximo e mínimo. Eu gosto de usar entre 110 e 115 na minha speed.
No caso de MTB, se o pneu estiver com líquido, gire a roda até que o bico fique o mais alto possível (oposto ao chão) para evitar vasamento. Nesse caso nem falo quanto coloco de ar pois é um assunto muito pessoal. São muitas variáveis. Se você tem dúvida, peça ajuda na bicicletaria, a um amigo próximo, busque mais infos na internet e/ou me mande um email!

Ah, e na dúvida sobre a importância de estar com os pneus cheios, entenda que é não apenas pela performance (conseguir andar bem), é a sua segurança em jogo. A câmera vazia, além de mais sucetível a furar/explodir em buracos e afins, pode sair do pneu numa curva e causar um belo acidente.

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