Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

sábado, 10 de agosto de 2013

DICA - Começando a pedalar

Quer começar a pedalar? Vou dar algumas dicas de como escolher a bicicleta ideal pra você:

1) Definir seu orçamento e a finalidade. Lazer no parque? Lazer em estradas de terra? Condicionamento físico? Competição (iniciante)? Meio de transporte?
Existem bicicletas diferentes para as diversas modalidades. Comprar a bike adequada para seu objetivo é importante para manter a motivação na hora de pedalar.

2) Visitar bicicletarias para pesquisar as marcas, preço, condições. Perguntar opinião de amigos especialistas vale! Mande foto da bike com as especificações. Coisas básicas importantes numa bicicleta:
- possui suspensão?
- possui marchas? Quantas?
- qual é o freio? V Break ou Disco?
- o tamanho dela é apropriado a você?

3) Comprou a bike? Peça ajuda na bicicletaria e faça um "fit", ou seja, ajuste a bike para você. 
- É possível mover o selim para cima, para baixo, para frente, para trás e também sua inclinação.
- Ajuste o guidão para a altura adequada a você. Ele também pode ir mais pra frente, pra trás.
É fundamental que se sinta confortavel na bicicleta. Para isso, tem que mexer em todos os detalhes - e se necessário trocar peças - para deixar a bike adaptada ao seu corpo.

4) Não se esqueça dos equipamentos de segurança. Capacete é fundamental, mesmo em locais planos e sem carros. Qualquer coisa pode te derrubar de uma bicicleta: cachorros, pequenos buracos, galhos, outros ciclistas e etc. Um tombo bobo sem capacete pode colocar sua vida em risco. Não arrisque!
Luva é opcional, pode esperar aprender mais sobre bike para entender qual luva precisa, qual quer utilizar e etc.
Óculos é importante quando andando em velocidade mais alta para proteger os olhos de sugeira, galhos, etc.
Use tênis.
Se pedalar à noite, coloque luzinhas na bike, na frente (para ser visto pelo retrovisor dos carros) e atrás.

5) Calibragem dos pneus - saia da loja sabendo encher seus pneus para não ter futuras frustrações, do tipo querer pedalar e não poder. É tão fácil, mas é preciso aprender! Peça para o vendedor lhe ensinar e sugiro que compre uma bomba para não depender de ir no posto ou de outras pessoas.

6) Pesquise sobre as leis de trânsito. Já adianto algumas:
- Bike é como carro, ou seja, DEVE ANDAR NA MESMA MÃO QUE OS CARROS!!!!! Bike não anda na contramão.
- Se bike é como carro, você também não pode trafegar na calçada, furar o farol vermelho, parar em cima da faixa de pedestre e etc.
O que acontece é que o governo ainda não reconhece como deveria a bicicleta como um meio de transporte e por isso não divulga as leis - ou melhor, educa a população - de como o espaço público deve ser compartilhado entre o ciclista, o motorista e com o pedestre. Por isso é meio que um "Deus nos acuda" pelas ruas. Cada um inventa sua própria lei e é isso aí.

Minha sugestão é que cada ciclista busque se educar, entendendo as regras fundamentais de como transitar na cidade e respeitando o motorista e o pedestre. Não podemos exigir respeito se não soubermos respeitar. Lembrem-se sempre disso!

Boas pedaladas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário