Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sucesso!

Do latim SUCCESSUS, “avanço, seguimento, resultado propício”, de SUCCEDERE, “vir depois, chegar perto de”, (...)“depois, o seguinte”, (...) “ir, mover-se, deslocar-se”. O sentido de “resultado favorável” começou a se firmar no século XV.

Já parou pra pensar o que é sucesso pra você?

Uma palavrinha traiçoeira que está diretamente vinculada ao resultado positivo/favorável. E aí, me diz uma coisa, o que acontece quando o resultado não sai exatamente como você gostaria? É um fracasso? Mas, e o aprendizado com a experiência que teve, não é válido?

Não sou contra o uso da palavra sucesso, mas sou contra o conceito em que ela está associada, pois ela exclui a qualidade do processo, e isso é triste!

Como coloquei no primeiro parágrafo, de um tempo pra cá, "sucesso" passou a ser vinculada com "resultado favorável", seguindo uma tendência da sociedade capitalista. E o foco no resultado é uma característica masculina, já que desde os primórdios por razões óbvias, os homens foram os responsáveis por caçar e trazer comida pra casa (resultado = sobrevivência), enquanto a mulher vivia o processo da gestação e gerenciava o lar.

Na forma como a sociedade evoluiu, o sucesso em forma de resultado favorável significa dinheiro, reconhecimento, status, vitória e por aí vai. Com isso, "sucesso" deixa de lado todo caminho percorrido para chegar até ele.

Sempre desconfiei dessa palavra e cheguei à conclusão de que ela é uma "armadilha".
Foram inúmeras as vezes em que participei de uma corrida e não obtive o melhor resultado possível. E em todas as vezes, essas experiências me geraram aprendizados importantes.

A "falha" é o que nos faz crescer, encontrar mais significado e evoluir não apenas na atividade (atleta), como também como ser humano (amadurecimento). E esse tipo de vivência influencia positivamente na performance. (olha como isso é um  paradigma!)

Mas, não adianta ficar aqui discutindo o significado "ao pé da letra" da palavra. O ponto é que quero compartilhar com vocês o que eu descobri ser sucesso pra mim: diversão, fluidez, equilíbrio e domínio.

Quando me vi enfrentando com um sorriso no rosto e no maior alto astral um dos terrenos mais técnicos e desafiadores em que já pedalei, descobri que ali eu estava vivendo um sucesso. E isso só foi possível porque meu único comprometimento não era em me sair bem, e sim em viver e curtir o momento presente! 
Sucesso!!!

Parece óbvio, mas vai colocar em prática pra você ver! Puro treino psicológico!

Bons treinos! :-)

Fonte: origemdapalavra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário