Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Iron Biker 2013 - 5º lugar

Nesse fim de semana aconteceu na cidade de Mariana o Iron Biker 2013. Foram 2 dias de prova, sendo que a elite feminina e masculina participou de um prólogo (desafio Monster) na sexta-feira à noite no centro histórico.

Nesses meus 1 ano e 7 meses de mountain bike (equivalente a uns 5 anos!!), muito ouvi comentarem do Iron Biker, das vitórias da Adriana Nascimento, das trilhas mineiras, enfim, dessa prova duríssima e que reune os maiores bikers do país.

Quando vi que ia ter Iron Biker esse ano e que alguns amigos estavam combinando de ir, fiz os cálculos e resolvi enfrentar o desafio. Apesar da vitória no Big Biker, ainda me sinto tímida perante "A" elite feminina. O Big é tipo "em casa", já conheço o percurso e é sempre uma grande reunião de amigos de todos os cantos. O Iron seria uma experiência nova, uma grande novidade e um "vamos ver o que dá pra fazer"! Além disso, as trilhas são o quintal da casa da turma de lá, ou seja, a galera está muito mais familiarizada com a "brutalidade" exigida no percurso. Mas nada me intimidaria, na verdade. Consegui treinar no último mês e estava me sentindo preparada tecnicamente.

Tive um ano estressante, quebrei a mão em Março, depois tive dificuldade de encaixar meus treinos na rotina de trabalho, depois vieram os problemas com bike (2 meses e meio sem MTB), tudo isso e ainda tentando disputar o Big Biker. Enfim... eu estava precisando poder curtir um mtb pela sua essência, sem cobranças.

Então fui com essa cabeça... de experimentar, conhecer gente nova, sentir, ver como é mas, principalmente, curtir. E essa liberdade me presenteou com uma boa performance! Consegui dar meu melhor e isso resultou numa ótima colocação: 4º lugar no sábado e 5º no domingo, ficando em 5º na classificação geral.

Mas vamos às etapas:

O prólogo (Monster Challenge) aconteceu no centro histórico da cidade e atraiu bastante espectadores. Além dos competidores do Iron, muitos moradores estavam lá torcendo para cada atleta que passava. O lugar é um charme, as igrejas e praças ganham iluminação especial e a lua cheia estava lá para dar um toque especial.
Eu estava tão feliz de estar alí que eu não parava de sorrir. E ao longo das 5 voltas que demos no circuito de aproximadamente 2km, conquistei o apelido de "sorriso". "Aeee vai sorriso, força!!", ou "nossa, até parece que ela tá sorrindo!" - sim, eu tava mesmo! rsrs

Para não dizer que essa foi minha primeira vez correndo em circuito, tive uma experiência anterior na 2ª etapa da Brasil Ride em Rio de Contas que é um XC. Meus treinos são focados em endurance e por ainda ter pouca familiaridade com essa explosão que o circuito exige, optei por fazer um prólogo conservador, preservando o coração, as pernas e o equipamento. Esse descompromisso com resultado foi a maior curtição, me diverti tanto na prova e consegui zerar com tranquilidade todos os obstáculos. Meu estado de êxtase aumentava a cada volta.

Minha parte preferida foi a da praça do coreto: descíamos uma ladeira até a praça, entráva na rua à direita já para entrar na praça à esquerda, subindo a guia numa curvinha fechada e preparando para descer degraus e fazer outro cotovelo pra esquerda. Deu pra entender alguma coisa? Depois embalo pra subir na rampa do coreto, equilíbrio pra descer a escada estreita em seguida e tomada de embalo com coragem para subir um lance de 4-5 degraus para sair da praça e começar a escalada até o ponto mais alto do percurso, em uma igreja linda toda iluminada no topo da cidade, que ornava com a lua!

Depois só descida até cruzar a praça de novo, descer uma escadaria com curva fechada pra esquerda e chegar na largada da prova, com outra escadaria, essa mais "agressiva".

Fechei o prólogo com 29 minutos em 7º lugar.

Depois disso foi acalmar os ânimos e concentrar para o dia seguinte.

Sábado: 81km com 1.400mts+
Muita trilha mas muita estrada também
O objetivo era ir moderado e sempre. Larguei com as meninas mas no meio da primeira subida, ainda no começo da prova, achei melhor focar em encontrar o meu ritmo e sobrei um pouco. Mas logo depois, quando acabou a escalada e começou um trecho plano com descidas e muitas curvas, algumas com areião, me dei bem e recuperei algumas posições. Segui firme, andei bem nas trilhas e aproximadamente no meio da prova alcancei a 4ª colocada.
Daí pra frente foi manter meu ritmo e dosar para não deixar faltar nem sobrar. Conseguir zerar todo percurso técnico e escalar uma parede super dura e longa com trechos bem inclinados. Com paciência e concentração deu pra fazer tudo.
Fechei a etapa na 4ª colocação, com 3h58, muito feliz, realizada e coberta de terra! Assim é bom!!!

Domingo: 51km com 1.000mts+
90% trilha, um pouco de estradão
Ah, aí já num tem que dosar nada, é a largada pra morte!! rsrs Brincadeira, também não é assim. Mas nessa etapa eu não fui conservadora. Parti pro ataque, dosando para não faltar, mas impondo um bom ritmo nas subidas, com passo forte nos trechos menos técnicos e arriscando mais nos singles e downhills.
Na primeira sessão de single cheguei na 3ª colocada e andamos juntas por um bom tempo. Estava na frente dela quando eu e mais algumas pessoas erramos o caminho (fomos reto quando era para entrar à esquerda). Esse erro me custou caro, pois depois disso não a vi mais. E por mais que estivesse concentrada, demorei um pouco para retomar o ritmo e fui ultrapassada por mais duas meninas ainda no downhill, ambas descendo muito bem. Mas continuei na minha prova, meu melhor resultado é dar o meu melhor, e fui para fazer isso (trabalho mental...).
O trecho final repetia um estradão de asfalto do dia anterior, então, sabendo o que tinha pela frente, acelerei e entortei o cabo pra valer. Mesmo sozinha, coloquei um passo forte e consegui mantê-lo até a entrada do single track final. E foi exatamente nesse ponto que cheguei na 5ª colocada. Enquanto ela empurrava a bike em uma subida de pedras com degraus, consegui pedalar tudo e ultrapassá-la. Depois disso dei absolutamente tudo que eu tinha até o último segundo de prova. E sucesso!!!

Deu tudo certo! Não tive nenhum problema mecânico (apesar de abusar pedalando nas cruzadas de rios) e estou super contente com minha Fate. As vezes a full faz falta, mas é só uma questão de conforto mesmo.

Agradeço ao apoio dos amigos, da torcida, de todos que me acompanham, da família e dos meus anjinhos da guarda.

Agradecimento especial à Specialized, Pedal Power, Adriana Nascimento ao patrocinador Caçula de Pneus e aos parceiros Kailash e Gu. Obrigada!!!

E um recadinho aos Legionários brutos: anotem aí na agenda que em 2014 nós vamos invadir Mariana!!! :-P ô prova boa!! Divertida!!

Hidratação e alimentação, cuidado fundamental...
Bike desmontada e devidamente embalada, como é gostoso cuidar de cada detalhe!!
Com a super companheira e parceira de viagem Elisa Gali
Chegamos!!!
Hora de montar a vassoura
Dica de cuidado especial: disco de freio embalado na tampa de 2 tupperwares!
Voilá!
Esperando o prólogo começar. Cidade encantadora.
Vídeo feito pela Elisa, eu descendo o coreto e depois subindo a escada para sair da praça
Legionários reunidos na largada da prova!
Quando o sorriso diz tudo...