Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

sábado, 26 de outubro de 2013

Relato Maratona XCM Brasil Ride - Final do Campeonato Baiano


A largada estava marcada pra 45 minutos depois do início da 7a etapa da Brasil Ride 2013, ou seja, pude acompanhar de perto a concentração animada da elite mundial do MTB - e não tem motivação maior do que essa. A vontade de pedalar, depois de 7 dias acompanhando de perto a competição e a chegada dos atletas, era assustadora - nunca estive tão motivada. Não queria ganhar, não queria fazer tempo, não queria chegar logo, não era isso. Eu queria pedalar e pedalar, fazer força, dar o meu melhor, superar os obstáculos com precisão e deixar um rastro de alegria pelas trilhas da Chapada Diamantina.

A largada no asfalto foi forte, e durou pouco. Logo entramos à esquerda em uma estrada de terra que depois de alguns poucos kilômetros se transformou em single track. O pelotão foi embora, era hora de recuperar o fôlego para as próximas 3 horas estimadas de prova. Não vi nenhuma menina, acho que eu estava na frente.

Esse singletrack durou um sonho inteiro, e eu não estou exagerando. A trilha fluida e sinuosa permitiu olhar para além dela, era o que precisava para descobrir o que é a Chapada Diamantina. Um "cala boca", um momento de prece, a beleza na natureza, da montanha, do céu azul e do mountain bike. Êxtase. Não aguentei e expressei minha admiração. O atleta atrás de mim ouviu e compartilhou do sentimento: "Obrigado meu Deus!!!" ele disse. Eu repeti, concordei.

O apoio chegou como que para avisar o que vinha pela frente, uma subida inclinada e longa. Muitas pessoas empurravam a bike e vi que a maioria era atleta da ultramaratona, completando a 7ª etapa da Brasil Ride. Parabenizei o quanto o fôlego permitiu, são guerreiros e a força de vontade deles me motivava a ir mais.

E o percurso foi muito bem pensado: cada trecho difícil era recompensado com algo 10 vezes mais incrível: trilhas técnicas gostosas, com subidas e descidas possíveis a uma garota que ainda está desenvolvendo suas habilidades técnicas.

O single acabou em uma estrada de terra - momento para descansar os braços para o circuito do prólogo que estava por vir. Passei por meus amigos, brincamos, torceram por mim. Mais vontade de pedalar. Entrei no asfalto e logo um pelotão se formou. 2 moços valentes revezaram a frente, o que permitiu chegarmos rapidinho no próximo single. DIVERSÃO.

O segundo trecho de trilha do prólogo passa pelo parque Sempre Viva. Um dos locais mais especiais de Mucugê. Trilha em pedras, travessia de um riozinho pedalável, areião, um mix de tudo que a Chapada tem a oferecer, além de bromélias e uma vegetação particular. O trânsito de atletas não foi um incômodo, e sim uma confraternização. Respeito e parceria foi o que vivenciei ali.

O slogan "more than a race, a stage in your life" faz sentido. Fiquei com a sensação de que daqui saimos mais maduros, éticos, educados... São 7 dias que, mesmo pra quem é staff, resume tudo o que vivemos na vida, na rotina do dia-dia. É um intensivo de ver até onde o corpo e a mente podem ir. Um curso de auto conhecimento.

Durante toda prova, tinha um "filme" passando pela minha cabeça de todas as pessoas com quem convivi e trabalhei aqui - uma equipe incrível que realmente veste a camisa e forma um time que faz tudo acontecer. Cruzar a linha de chegada hoje, depois de todo trabalhdo durante essa semana e podendo vivenciar o outro lado - como atleta - foi emocionante.

Queria agradecer imensamente ao Mario e Andrea Roma, ao André Piva e à toda equipe de mídia por essa oportunidade. Me sinto privilegiada por poder fazer parte dessa equipe. Essa vitória é por todos nós.

Fotos: Eduardo Farbenfrohe
Ao fundo nosso super editor de vídeos Cássio Zerbinato
Sim, ao lado a incrível Renata Falzoni
Sem aparecer na foto, porém super apoiadores: The Boss André Piva e Albert Pellegrini.

 






Um comentário:

  1. Vivi você é nota 1000, 10.000, 1.000.000, eu sou testemunha do que você disse na matéria pois viver a Brasil Ride na Chapada Diamantina é simplesmente demais e você menina é especial você é uma das pessoas mais gratificantes que eu já conheci na minha vida e nas minhas andanças nos meus 27 anos de repórter fotográfico. Um abraço do seu amigo e fã.

    ResponderExcluir