Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Por que eu pedalo? - parte I

De onde surgiu essa paixão pelo MTB? Como a bike entrou na minha vida? Por que tanta motivação?

Essas perguntas me fizeram pensar... e ao compartilhar essa parte da minha história com quem teve a curiosidade de me perguntar, percebi que ainda não tinha escrito nada a respeito. E como eu gosto de escrever, aí vai! Em 3 partes, pra não dar sono...

1º - Insistência

Eu quis aprender e fui atrás de desmistificar as trilhas e superar obstáculos, começando do zero.

2º - Bulling nas Barbies

As bonecas eram legais, mas eu gostava mesmo era de brincar com os meninos. Nunca fui fresca e cresci andando descalsa no sítio.

3º - Afinidade com o chão

Meu primeiro acidente de bike foi lá no sítio, numa curva de pedras grandes e soltas. Me assustei com os berros da minha irmã ao ver uma cobra, perdi o controle da bike e fui pro chão. Foi o debut das cicatrizes no antebraço. Num ato de desespero sai correndo em busca de socorro, larguei a bike lá mesmo.


Continuei pedalando pra cá e pra lá, normalmente a passeio ou como meio de transporte, e sem desenvolver entendimento mais profundo sobre o assunto.

4º - Outcast total

(anos depois...) Eu treinava numa assessoria de triatlon (foi indicada por uma amiga), mas consegui mesmo assim encontrar escudeiros que me levaram para o "caminho da luz" (digo, da trilha).


2010 - a 1ª MTB
Em 2010 fui motivada pelos meus treinadores de corrida Caio Poletti e Douglas Garcia a pedalar. O Douglas me levou na ciclovia pela primeira vez e depois fizemos alguns pedais na USP - isso tudo com a minha Caloi Supra (lembro que ganhei ela de aniversário de 16 anos, adquirida na Ciclo Ravena). Ele também me apresentou a uma pessoa especial, que teve (tem) um papel muito importante nessa minha ingressada no esporte - a Martha. Ela também treinava na MPR e fazia corrida de aventura - ou seja, encontrei alguém que me entende! A gente se deu bem de cara e eu ganhei uma grande amiga, parceira de corridas, treinos, viagens e projetos.

Eu e a Má em Pucón na corrida da FAAP
Gostei muito e tinha sede de aprender tudo o que envolvia o universo da bike. Aí, de Natal me dei de presente uma Trek 6.500, toda bonitinha com firma pé e tudo (vai vendo...).


A 1ª corrida de aventura - Troféu São Paulo (janeiro de 2011)
Logo que comprei a azulzinha (essa foi adquirida na Tutto Bikes), fui convidada (através da Martha que me apresentou ao Chris) para correr na equipe Lebreiros de corrida de aventura. Eu corria a pé e tinha bom condicionamento - mas meu pedal era uma judiação..
Nessa prova havia um trecho no qual era necessário pedalar empurrando a bike do parceiro, só que eu, que mal conseguia parar em pé na minha própria bike, ia fazer como? Foi nessa hora que apareceu um "doido" muito gente boa de carro disposto a me ajudar - o Hadi! Foi me dando umas dicas até eu conseguir fazer o malabarismo. Só que durou poucos metros, fui pro chão e segui na minha maneira "delicada" de ser, "vai de qualquer jeiro" empurrando e correndo..

5º - O Chris - arranjei um irmão mais velho!

Mas quanto mais eu sofria na bike, mais eu queria aprender a dominar a magrela. Se todo mundo conseguia fazer, eu também ia conseguir... Aí o Chris, da Lebreiros, me adotou como irmã e começou a me ensinar o b-a-ba do esporte de aventura. Todo final de semana ele me levava para algum lugar pedalar. 

O 1º treino a gente nunca esquece
Foi logo depois dessa prova do Troféu SP. Eu, Chris, Santo e Guilherme Cirilo, em Itupeva. Eles devem ter feito 1/3 a mais do que eu porque sempre voltavam para me "buscar". Como toda iniciante, para treinos de 1h30 eu ia equipada para passar uns 3 dias fora..

Troféu SP de Corrida de Aventura

(to be continued) - aguardem o post dos próximos capítulos!!!

Um comentário:

  1. Tem um vídeo muito bom que vi uns 2 meses atrás que é exatamente a resposta de quem pedala para essa mesma pergunta, Vivi. Dá uma olhada.
    http://www.youtube.com/watch?v=qEEqaGdBv9Y

    ResponderExcluir