Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

quinta-feira, 20 de março de 2014

Big Biker 2014 - Taubaté

Depois de 4 meses de total abandono do blog - peço sinceras desculpas - volto hoje para contar da prova que fiz neste ultimo domingo, a primeira etapa do Big Biker, em Taubaté.

O abandono foi causado por uma mudança radical de trabalho (eu era free lancer, agora sou funcionária de uma empresa com horário para entrar e sair, pacote completo) e passei por um processo de adaptação a essa nova rotina. Além disso, a mudança mexeu comigo, mudou um pouco a minha visão e perspectiva das coisas... em outras palavras, acho que amadureci mais um pouquinho.

Mas enfim, vamos ao post!

Neste ano o Big Biker mudou a ordem das duas primeiras etapas: Itanhandu irá hospedar a segunda etapa, e Taubaté abriu o campeonato 2014.

Confesso que fiquei com dúvidas sobre participar em Taubaté. O Big Biker me causou tanta tensão em 2013 que estava avaliando se queria repetir a dose neste ano. Mas consegui organizar as idéias. e percebi que tudo dependia da minha ótica, da forma como eu ia encarar o negócio.

A minha participação nesse campeonato tem como função me preparar para os objetivos principais, que são as ultramaratonas Sani2C em Maio e a Brasil Ride em Outubro, dando ritmo de prova, aumentando o limiar de sofrimento, trabalhando o foco, a cabeça, o pulmão, etc.

E lá fui eu, com o objetivo de fazer a minha prova, meu ritmo, sem disputa com os outros. A competição seria comigo mesma, de colocar em prática tudo que aprendi e treinei até agora, sem economizar. 

Na largada impus um ritmo bem forte pra mim, mas cuidando para não extrapolar. Meu forte não foi suficiente para acompanhar as outras meninas, que dispararam na frente antes mesmo da primeira subida.

Segui focada em mim, ignorando minha posição na classificação para não desmotivar. Nessas horas, o mais difícil é manter-se no limiar, sem extrapolar por muito tempo (aí tem que tomar MUITO cuidado para não entrar em pelotões que estão andando mais forte do que você deveria), para não pagar o preço lá na frente.

O calor muito forte pesou ao longo de todo percurso. Nenhuma descida era longa ou rápida o suficiente para refrescar. Então acertar o ritmo, a hidratação e a alimentação foram fatores mais importantes ainda.

E ao longo da prova, o que parecia improvável no começo, aconteceu: a dose de força da largada foi ideal e pude manter um passo firme até o final. Passei 5, das 6 atletas que estavam na minha frente.

E quando cheguei na arena do evento cruzando a linha de chegada, veio a boa notícia: 2º lugar na Elite Feminina Pró. A Dani Genovesi foi a super campeã, e eu fechei mais de 15 minutos atrás dela, com 4:31. Esse tempo passa em 10 minutos o do ano passado nesse mesmo percurso, apesar de ter me sentido infinitamente melhor desta vez. Depois, conversando com alguns amigos, todos aumentaram seus tempos também, o que me leva a crer que fomos muito afetados pelo calor de 40 graus.







Agradeço a todos os amigos e parceiros que torceram por mim, ao apoio do Pipoca e do Renatinho (Os Mantiqueira de Campos do Jordão), à grande parceira Pedal Urbano - graças à lojinha deles consegui uma luva há 10 minutos da largada, à NUUN pela excelente hidratação que me proporciona e ao grande patrocinador Caçula de Pneus.

Publicidade
A Caçula de Pneus é uma empresa com mais de 50 anos de experiência na oferta de produtos e serviços automotivos. Revendedora credenciada e autorizada da Pirelli, a Caçula oferece a mais completa linha de pneus da marca, além de um qualificado suporte técnico a seus clientes.

"Encontrar a melhor solução para atender às necessidades dos clientes é o objetivo da Caçula de Pneus."

O time de profissionais da Caçula de Pneus é treinado pela fábrica e está altamente capacitado para auxiliar na compra, uso e manutenção de seus produtos. Ao todo, são mais de 30 lojas na Região Metropolitana de São Paulo, equipadas com instrumentos de tecnologia avançada.

2 comentários:

  1. Parabéns, Vivi. Pelo trabalho e pela colocação na prova!
    E bem vinda de volta ao blog =D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Leitura dinâmica e gostosa. Parabéns pelo resultado também!

    ResponderExcluir