Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Leão da Toscana

Semana passada percebi quanto estava gastando de tempo nas redes sociais (FB, IG, WA e afins) nos meus momentos mais preciosos, em casa, quando deveria estar descansando a mente (ou aproveitando para consumir conteúdos mais relevantes).

Decidi mudar isso e me desligar do celular. E a primeira grande nova "aquisição" com o meu "tempo livre" foi devorar o livro jogado na minha cabeceira, O Leão da Toscana.


Sem ler resenha nem saber nada do que se tratava - apenas de que era sobre alguma história verídica do meu esporte preferido, me surpreendi com toda experiência que veio a seguir.

Em 10 dias consumi o livro: a história incrível de italiano Gino Bartalli: ciclista, pai de família e herói ao salvar centenas de judeus durante a 2ª guerra mundial na Itália. E tudo que se passou na região da Toscana e o ciclismo nesse período.

Senti como se estivesse, com Gino, pedalando pelos Alpes no TDF de 1948 durante uma nevasca vestindo apenas camiseta e bermuda, sendo reconhecido por soldados nazistas como herói - podendo assim seguir viagem pelas barreiras estabelecidas, vencendo o Tour de France quando ninguém imaginava que era capaz, sendo interrogado em um quartel ao lado de pessoas sendo torturadas, fugindo da guerra com família e mulher grávida... senti medo e angústia ao imaginar a possibilidade de pegarem Gino em flagrante, transportando documentos falsos escondidos no canote de sua bicicleta...

Enfim, compartilho aqui essa experiência, pois foi uma leitura muito rica sobre a nossa história, a raiz do Ciclismo e o Facismo na Itália.

E agradeço à querida Andrea - ciclista e Italiana - quem presenteou meu namorado com este livro que eu peguei emprestado.

Fica a dica :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário