Páginas

Minhas Aventuras

"After climbing a great hill, one only finds there are many more hills to climb"
Nelson Mandela

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Brasil Ride Festival 2014

No final de semana retrasado (21/06) aconteceu em Botucatu o Brasil Ride Festival - um evento que reproduz em menor escala o clima da maior ultra-maratona da América Latina, a Brasil Ride (7 dias de MTB na Chapada Diamantina todo Outubro, desde 2010).

O evento aproveitou o feriado de Corpus Christi para reunir a família com uma programação completa e muito bacana: prova de ciclismo UWTC, palestras com Adriana Nascimento (Como se preparar para a Brasil Ride?) e Rafael Campos (Preparação para Corrida de Montanha), Warm Up Brasil Ride (prova de MTB que simula uma etapa de Brasil Ride), Corrida de Montanha e passeio ciclístico.

Na quinta-feira de feriado, acompanhei de perto a prova de ciclismo, que surpreendeu pela altimetria e dureza do percurso (sem trechos planos).

Largada prova de ciclismo
Já deu para sentir um pouco do clima "Brasil Ride": pessoas que vem de todos os cantos do Brasil por um mesmo propósito - viver uma experiência. O slogan já diz: Your Guts, Your Glory.

No centro de Botucatu, na frente da Igreja Matriz, a Arena Brasil Ride foi montada com uma linda estrutura.



Apoio da Pedal Urbano, da Shimano, Bazar da Quasar Lontra, loja da Brasa Bike e tinha até comida Japonesa!! Logo o local passou a ser um ponto de encontro de amigos que só se cruzam nas trilhas entre Mucugê e Rio de Contas.

A maioria das pessoas estava ansiosamente se preparando para o evento de sábado, a Warm Up Brasil Ride - uma prova que simula uma etapa da ultra-maratona. Mas não muito menos gente aguardava pela corrida de montanha do domingo (haja saúde para quem encarou as 3 provas!).

Brincamos se seria Mucugê X Rio de Contas (lê-se Mucugê CONTRA RC) - mais difícil (porque tem a famosa trilha do VIETNÃ) ou o contrário (é, estava mais para Rio de Contas CONTRA Mucugê rs).

E não posso deixar de mencionar a locução do evento, que cada ano se supera e marca com uma "figura" diferente. Algumas piadas surgiram por causa desse assunto...:
2012: OKAY, COW RIBS
2013: IÉIÉEEEEEEEE!!!!
2014 BRA Festival: PAAAAAAAAAAAARABÉEEEEEEENSSSSS

Mas voltando ao assunto Warm Up, a categoria PRÓ largou no sábado às 8:30 na Arena Brasil Ride contou com um percurso de 107km e 3.000mts de ascensão acumulada.


A SPORT saiu um pouco mais tarde para 76km de um percurso não tão mais leve.

A minha impressão da prova: uma perfeita etapa de Brasil Ride. DURA!!! Impressionante como em Botucatu pode-se encontrar um terreno tão parecido ao que existe no interior da Bahia! Areião, descidas longas e técnicas, pedras, trilhas em pasto, logas serras íngremes, estradões em falso plano, momentos de solidão e momentos de parceria... circunstâncias que exigem muito mais do que força física (isso porque exigem até o limite de força física).

Fui para andar forte e fechei na 3a colocação da elite feminina!

Mario Roma e equipe estão de parabéns por mais um evento espetacular!

Seguem algumas fotos do que a Brasil Ride representa pra mim.

Até a Chapada Diamantina, se Deus quiser!

Brasil Ride 2012 chegada etapa Mucugê - Rio de Contas

Brasil Ride 2012 etapa XC Rio de Contas
Brasil Ride 2012
Indescritível recepção dos moradores dos vilarejos por onde passamos
Entrou areia na minha luva em uma queda e minha palma da mão ficou em carne viva
Volta à Mucugê do Guto e do Marcelo em 2013 - emoção!
Festival Brasil Ride 2014
O querido fotógrafo W. Togumi tirou essa foto minha brincando na chegada da prova de ciclismo
O cinegrafista Marcelo Machado captou o brilho nos olhos :)

3 comentários:

  1. Boa tarde Vivi,

    Deve ter sido uma prova e tanto. Parabéns pelo resultado. Tenho a curiosidade em saber como uma atleta do seu nível treina para uma prova por etapas com a Brasil Ride. Se for possível, conta como esta sendo o se treinamento para este ano. Vou me utilizar como exemplo. Em 2014, até hoje, pedalei 3.871,59 km e corri 1.043,00 km. Foram 122 dias de bike e 109 de corrida, sendo que em 44 dias eu fiz as duas atividades. Foram 52 dias de repouso absoluto. Foram 130.916 metros de ganho de elevação. Média de batimentos cardíacos 129.
    Como disse, é apenas curiosidade. Se julgar interessante publica no seu blog em "apanhado" de informações sobre a sua preparação.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Rafael! Boa noite.
      Faz tempo que planejo contar sobre os treinos para Brasil Ride, mas a demanda da vida profissional acaba me tomando.
      Vou providenciar um post apenas sobre isso, pode deixar!
      Grande abraço e obrigada pela visita.

      Excluir